domingo, 20 de novembro de 2016

Tempos Dificeis

Que a graça e a paz de Cristo esteja com todos,


Sabe, porém, isto; nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, a eficácia dela. Foge também destes. (2 Tm 3: 1 ao 5)


http://condominiodofuturo.com/wp-content/uploads/2013/03/briga1.jpg
Tenho presenciado tempos difíceis e acredito que assim como eu você também tem vivido e visto muitas coisas que nunca imaginou que veria. Olhando as redes sociais vi rapidamente uma reportagem onde falava sobre uma mãe que estava socando a própria barriga com um martelo para forçar um aborto, fiquei horrorizado, como pode isso?

Quase constantemente ouvimos noticias horríveis, mas acredito que o pior de tudo é quando essas noticias vem de pessoas chamadas Povo de Deus. Da época que me converti ate agora, para mim esses são os tempos mais difíceis que já presenciei, pois tenho visto pastores e ovelhas corrompidas, sem temor a Deus e vivendo como se Ele não fosse retornar.

Estou ciente que todos estamos sujeitos a erros e quedas, mas também devemos vigiar ao máximo para não sermos alvo de escândalos e o que se ver não é uma busca diária para não pecar é sim uma vida sem respeito e temor ao Senhor. Ser cristão nos dias atuais é bem diferentes de tempo atrás onde os cristãos eram perseguidos e torturados, ou seja, para ser um cristão é preciso uma conversão genuína e não viver um modismo.

Timóteo nos instrui a fugir da presença de pessoas que sejam avarentas, traidoras, amigas dos prazeres etc., hoje parece impossível não viver ao lado de alguém que tenha alguma das características descrita no versículo. Mas, quanto a mim, será que eu não tenho alguma dessas características? E você, já se avaliou? Tem feito uma autocrítica?

É bem mais fácil apontar o dedo e julgar as atitudes do próximo, mas analisar-se e reconhecer que tem sido um homem totalmente distante de Deus e entregue aos sentimentos desse mundo, fica mais complicado. 

Te convido a fazer essa analise avaliado cada adjetivo descrito no versículo:

Egoísta - Que só consegue pensar em si mesmo.

Avarento - Muito apegado ao dinheiro; que alimenta a paixão ou o hábito de juntar dinheiro. Aquele que não é generoso ou caridoso; quem acumula obsessivamente dinheiro.

Jactancioso - Que ostenta suas qualidades ou feitos; que expressa arrogância ou possui uma opinião muito elevada sobre si mesmo; vaidoso ou orgulhoso.

Arrogante - Presunçoso; pessoa que age com insolência, arrogância; quem se comporta com superioridade ou ostenta suas próprias qualidades: o arrogante chegou e humilhou os convidados.

Blasfemador - Que ou o que blasfema. Blasfemar é sinônimo de: maldizer, praguejar, renegar, amaldiçoar, vituperar, insultar, ultrajar.

Desobediente - Que tende a desobedecer; que não é submisso; que não aceita ordens, normas etc.

Ingrato - Que não possui nem demonstra gratidão; que não está agradecido pelos favores que lhe são oferecidos; que não reconhece os méritos da pessoa que o ajuda; displicente.

Irreverente - Desrespeitoso; quem age com desrespeito em relação a alguém ou a alguma coisa; pessoa que expressa irreverência, falta de respeito.

Desafeiçoado - Que não nutre afeição por alguém ou alguma coisa; desafeto, inimigo.

Implacável - Que não se pode aplacar; impossível de acalmar, atenuar ou aliviar: bravura implacável; raiva implacável. Que não é capaz de perdoar; não flexível.

Caluniador - Diz-se de quem causa ou diz calúnia(s).

Sem domínio de si - Não possui mansidão nem longanimidade. Pessoa nervosa e impaciente.  

Cruel - Desumano; que expressa maldade, tirania; que se satisfaz fazendo o mal, maltratando ou atormentando.

Inimigo do bem - “Inimigo” - Que ou o que odeia alguém, que procura prejudicá-lo.

Traidor - Aquele que trai, comete traição; que age traiçoeira e deslealmente; traiçoeiro: traidor da pátria e inimigo da nação.

Atrevido - Insolente; que ou o que procede com petulância, que demonstra insolência: olhar atrevido.

Enfatuado - Que está repleto de vaidade e pretensão; que expressa arrogância e presunção; arrogante ou presunçoso.


E o versículo conclui falando: ...mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, a eficácia dela. Foge também destes.

Que possamos buscar os frutos do Espírito e viver uma vida diferente e distante desses adjetivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu cometário.
Que o Senhor abençoe sua vida grandemente.