domingo, 13 de novembro de 2016

Dai e ser-vos-á dado

"Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque como a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo." (Lucas 6. 38)


Recentemente ouvi uma cantora gospel bem popular usar esse texto para falar de dízimos e ofertas e assim como ela já ouvi pessoas que ministra nos templos evangélico fazerem uso do texto da mesma forma erronia. É bom destacar que todos só utilizam a parte do "dai e ser-vos-á dado, boa medida, recalcada, sacudida e transbordando" porque o restante do texto e do contexto não servirá para os fins que eles desejam. 
     
É comum entre os evangélicos ouvi algo, agrada-se do que ouviu e passa da mesma forma sem se preocupar se o que ouviu está ou não contextualizado no que Cristo ensinou, existem ensinamentos referentes à Antiga Aliança que não nos serve e acabamos vivendo em baixo de jugos pesados e negando sem saber a Cruz de Cristo quando vivemos nas praticas de coisas que Cristo já cumpriu por nós. Paulo, considerado o apostolo dos gentios quando pregava a sua pregação era somente sobre o Evangelho de Cristo e sua promessa de Vida Eterna, ele não levava jugo judaico aos gentios assim como Pedro estava querendo fazer. 
     
Falando do versículo, se atentarmos para a parte b veremos que Jesus estava ensinando sobre atitudes, atitudes essas referentes ao próximo porque todo o Evangelho se resume nisso: "amor ao próximo". Se atentarmos bem para tudo que Cristo ensinou veremos que não se trata de nos, mas do outro, no Sermão da Montanha esse ensinamento é bem nítido, no qual o versículo de referencia também está contido.
     
Em Mateus o mesmo versículo juntamente com o versículo anterior encontra-se da seguinte forma: "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós." (Mt 7.1,2). Em Lucas encontramos assim: "Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque como a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. (Lc 6.37,38).

É notório que se fala da atitude com o próximo e não de dízimos e ofertas, a prática de usar versículos soltos não só é errada como muito perigosa no que se diz respeito a ensinamentos equivocados sobre o que Cristo veio nos ensinar.   

Em toda sua caminhada o que Jesus Cristo mais falou foi em amor, podemos dar algo a alguém por causa do amor é claro, e isso pode ser também o dinheiro, mas esse não é o centro e nem nunca será. Fazer ao próximo àquilo que gostaríamos que  fizesse a nos mesma, buscar servir sem procurar retornos e benefícios, caminhar olhando o outro como maior são ensinamentos que encontraremos nas palavras de Cristo e dos seus discípulos. 

Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso.
Lucas 6:36


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu cometário.
Que o Senhor abençoe sua vida grandemente.