domingo, 14 de junho de 2020

Novo coração (para quem?)


Normalmente ouvimos e falamos muito sobre um "novo coração" para aqueles que precisam aceitar a Cristo como Salvador. Mas você já sentiu a necessidade de mesmo um dia tendo esse coração mudado/transformado, desejar ter novamente um novo coração?

Parece redundante, já que Deus já te deu um coração diferente, porém esse coração foi (mesmo com Cristo) machucado, magoado e ferido, você não foi forte nem confiou no Senhor o suficiente para não ser abalado pelos dias maus e deixou seu coração cheio de coisas ruins, ou as lutas foram grandes demais como, uma perda ou uma traição, fazendo assim, você endurecer o coração, gerando mágoas e rancores, entre outros diversos sentimentos ruins, além do próprio pecado.

Quando falamos de "coração" falamos de sentimentos. A ciência diz que o cérebro é a base do comportamento humano, sendo a sede de todos os sentimentos, pensamentos e emoções. No entanto a própria ciência confirma que as experiências quando geram muitas emoções afetam diretamente ao coração, assim como as doenças cardíacas podem manifestar emoções, tais como medo, ansiedade e depressão, confirmando assim, que existe uma interação entre coração e mente. (fonte: https://www.amato.com.br/de-que-maneira-o-coracao-esta-relacionado-com-as-emocoes/).

Isso posto, vemos e analisamos que os sentimentos gerados em nós por meio da dor e lutas provenientes desse mundo traz em nós a necessidade diária de um novo coração. Como se necessitássemos dessa transformação todos os dias, mas será que não é assim?

Davi no Salmo 51:10 faz um pedido ao Senhor: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável (ou reto). Quando Davi faz esse pedido ao Senhor ele certamente já o conhecia, já havia tido uma experiência com Ele. No entanto, esse pedido ele faz quando o profeta Natã vem ao seu encontro depois dele ter estado com Bate-Seba (2 Samuel 12), nos mostrando assim, que as feridas e dor que o pecado trouxe gerou em Davi a necessidade de um novo coração.

É assim conosco também, as vezes estamos tão cheios de dores que necessitamos de um novo coração, um coração puro para recomeçarmos e seguirmos em frente. Esse novo coração virá com o processo de arrependimento, cura e perdão. Nosso único erro é achar que tudo isso só se dar ao novo convertido e não mais em nós que já conhecemos a Deus e temos experiências com ELE.

Precisamos entender que essa mudança e transformação é diária, necessitamos nos arrepender todos os dias, necessitamos de cura todos os dias e necessitamos de perdão todos os dias e até o retorno de Cristo essa luta em nós será constante, esse processo será continuo. Se você está sentindo a necessidade de um novo coração, ore ao Senhor, clame por isso diariamente e assim como um dia Ele te transformou, te transformará novamente.

SÓ DEUS É CAPAS DE MUDAR SUA HISTÓRIA E SEU CORAÇÃO.



Um comentário:

Obrigada pelo seu cometário.
Que o Senhor abençoe sua vida grandemente.