domingo, 3 de maio de 2015

Coração Dobre


O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. (Tiago 1:8)


Foto do site Adf.ly

Existem coisas que não conseguimos admitir em nós mesmos, admitir uma falha então é algo muito difícil e o pior de tudo é que na maioria das vezes não conseguimos enxergar as nossas falhas pessoais, sendo mais fácil enxergar a do outro. Por esse motivo que Jesus nos faz uma pergunta: "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?" (Mateus 7:3).

Procurando o significado da palavra "dobre" achei as seguintes definições:

A palavra "dobre" é um adjetivo que tem sua origem na palavra latim duplu, tendo como significado: 1 Dobrado, duplicado, doble. 2 Que revela diferentes sentimentos, segundo o fim que mais lhe convém. 3 Fingido. sm 1 Repetição da mesma palavra ou fórmula em certos lugares de uma estrofe. 2 Ato de dobrar (os sinos). 3 Ato de cantar (o pássaro).

Entendo assim que ter um coração dobre é ter um coração inconstante, assim como afirma o versículo de Tiago "inconstante em todos os seus caminhos". 

Na busca do significado da palavra "inconstante" foi achado as seguintes definições:


A palavra inconstante é um adjetivo onde expressa que: pode ser alvo de mudança(s); Que pode sofrer variações; Que não se mantém permanente; Mutável ou variado; Comportamento inconstante; trabalho inconstante. 
Referente a uma pessoa que não consegue ser estável em seus comportamentos, sentimentos, opiniões e/ou atitudes; Diz-se de quem muda com frequência; Que não mostra fidelidade; Que se comporta levianamente. 

Cada palavra dessa expressa meu ser, me vejo em várias situações em que vivi e fui inconstante. E é essa realidade que o Senhor quer e tem mudado na minha vida e na daquele que reconhece essa debilidade e anseia por mudanças.

Nos versículos anteriores de Tiago, o 5, 6 e 7 nos fala sobre pedir sabedoria a Deus com fé, não duvidando, pois os que duvidam não receberão do Senhor qualquer coisa. É duro esse discurso, mas é verdadeiro.

Quando estava caminhando no processo de conhecer a Cristo, entendi que não tinha fé. Foi um período muito difícil, pois entendi que não agradava a Deus. Fui compreendendo que aquele que deseja se aproximar do Senhor deve crer que Ele existe, pois não podemos vê-Lho, só nos restando a fé, o crer. 

Nesse processo o Senhor foi me mostrando que meu coração era dobre e que eu não era constante em meus caminhos, me mostrou que não sabia tomar decisões e nem manter minhas opiniões. Para crescer em todas essas falhas passei por momentos complicados, principalmente com os irmãos da igreja, mas com tudo fui crescendo, aprendendo a ouvir a voz de Cristo e crer naquilo que Ele me falava e não o que os outros dizia que Ele falava sobre mim.

Minha fé foi firmada e estabelecida em Cristo e hoje se você me disser que a cor do blog é verde, porém Cristo me disser que é rosa, hoje pela fé e confiança Nele acreditarei no que Ele diz e não no que meus olhos podem ver, pois a Fé "é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem"(Hebreus 11:1)

Contudo, entendi que a fé e confiança em Cristo nos faz ter um coração mais constante, nos faz ser uma pessoa mais decidida e confiante. Confesso que não é fácil e que nesse processo de mudança de coração ainda me encontro em construção, mesmo hoje entendendo que para Deus nada é impossível, existe momentos que meu coração é dobre em algumas decisões da vida e as dúvidas e incertezas vem à porta. 

Sei que assim como eu, muitos dos leitores vivem ou já viveram essa situação de falta de fé e de ter um coração dobre e inconstante. Acredito que nos falta colocar em prática o ponto de entregar toda direção da vida nas mãos do Senhor, momentos difíceis parar para ouvi a Voz do Senhor e dar razão a Ele e não a nossos temores e incertezas, confiando sempre Nele, mesmo que Ele nos diga "Não".

Então, as palavras para nós essa semana são fé e confiança no SENHOR. 

Concluo entendendo que somos inconstantes, infiéis e mutáveis. Que dependemos da toda graça e misericórdia do Senhor para conseguirmos completar nossa jornada aqui. Buscar um só caminho é um dos nossos desafios diários. "Entregue o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e Ele tudo fará." (Salmo 37:5) 



REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia Sagrada: O velho e o novo testamento. São Paulo: Sociedade Brasileira do Brasil, 1969. Revista e Atualizada.


BIBLIAON. Mateus 7:1-52015. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2015.


BIBLIAONLINE. Versículos. 2015. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2015.


MICHAELIS. Palavra dobre. Uol.com. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2015.


------------MICHAELIS. Palavra inconstante. Uol.com. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2015.

23 comentários:

  1. Uma bencao e bem explicado teu comentario. Tenho sofrido muito com a inconstabilidade. Isso me doi. Um bom comeco e que reconheco que preciso de mudanca e sei que a graca de Jesus me basta. Deus abencoe

    ResponderExcluir
  2. Uma bencao teu comentario e bem explicado. Tenho sofrido muito com a inconstabilidade e tenho procurado em oracao que o Espirito Santo me ajude a mudar. Primeiro passo e reconhecermos o nosso problema, nao e mesmo? Deus a abencoe

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o estudo irmão. muito edificante. "Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem"(Efésios 11:1). Na verdade é (Hebreus 11:1) A Paz.

    ResponderExcluir
  4. A sinceridade deste testo ainda me da mas força de está e espera á mudança de Deus cada dia em minha vida.
    A coisa que passo me deixa revoltada mas fico pra.me e Deus sabe do meu coração sabe o sinto e como me sinto e a coisas que não quero senti nei quero fazer... por isso peço lhe sonda me o meu coração é curá minha alma... encina me senhor a ser melhor como tu realmente desejas que eu seja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      A sua sinceridade em colocar aqui o seu sentimento foi fantástica, pois, sabemos o quão difícil é para expor-mos a nossa vida em rede social. Mas, vou deixar uma dica pra vc. Faça uma lista de td que lhe incomoda e apresente a Deus. pois a partir do momento que colocamos no PAPEL, (MATERIAZAMOS) todos os nossos defeitos e qualidades. Os defeitos servem para nos corrigir-mos pq ninguém MUDA o que não IDENTIFICA. Aí nessa hora vc confessa pra Deus e depois confessa pra uma pessoa de sua confiança e vcs duas orem e desligue do reino das trevas e liguem no Reino da Luz.Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9. E as qualidades servem para POTENCIALIZAR-MOS ainda mais. Espero ter esjudado. Fica com Deus.
      Daina Strauch

      Excluir
  5. Graça e paz! Primeira vez que visito o blog, estava fazendo um estudo sobre Tiago 1:8, gostei da explicação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ajudou-me a tecer a introdução da aula da Escola Bíblica Dominical cujo tema é: "Perseverando na Fé".
    Deus a abençoe, querida.
    Continue escrevendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom é edificante pq tem base q é a palavra di Deus. Sobre a fé querido Irmãos .ta registrado em HB. 11:1.e náo em Ef 11:1.mais do mais uma benção .Deus abençoe e lhe da graça e luz nas Escrituras Sagrada. Mais e mais. Amém

      Excluir
  8. Que texto edificante irmãos...sabe, estava aqui lendo Tiago 1 e quando me deparei com as Palavras dobre e inconstante, comecei a buscar seus significados, percebi que Deus é que me conduziu.... Falo muito o quanto sou inconstante....agora o que está por trás desta palavra é muito mais profundo...O seu texto é exatamente o grito da minha alma...E agora vou lutar com entendimento acerca desta inconstância, pois eu posso me ver como inconstante, mas Deus me vê como uma pessoa de duplo caráter...Mas eu sei que Ele também quer fazer tudo novo em minha vida!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, que tremenda sua explicação.
    Obrigada por ser canal de benção para meu dia hoje.
    Deus falou comigo através da sua publicação.

    Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso. Estou maravilhado com o resultado da pesquisa edificante extraordinário. Cheio da graça .

    ResponderExcluir
  11. Muito boa, essa palavra foi certeiro ao meu coração. Ps: O versículo que você citou sobre a fé está em Hebreus.

    ResponderExcluir
  12. Muito edificante,Deus continue abençoando a sua vida

    ResponderExcluir
  13. Palavras sábias... Deus te abençoe e que Ele continue te usando.

    ResponderExcluir
  14. Sábias palavras! Deus continue a te usar grandemente e derrame sobre vc uma porção de sabedoria e humildade sem fim, para que através da sua vida, outras vida possam ser salvas.

    ResponderExcluir
  15. Amém! Glórias a Deus pela tua vida! Que i Senhor continue a te usar. Sábias palavras usastes. O princípio da mudança está em reconhecermos nossas imperfeições humanas, entendermos que somos vasos de barro e ainda rachados. Mas são estes vasos rachados que, quando se colocam a disposição do Senhor integralmente, são usados para derramar de Seu poder e graça, e assim continuar a cumprir o IDE DE JESUS! DEUS TE ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  16. Tbem tenho sofrido muito com essa inconstância, principalmente quando se refere a obra...levei um susto quando li seu estudos e me identifiquei, temos que na verdade sermos sinceros com nós mesmo para começar a sermos curados.🙏

    ResponderExcluir
  17. Louvado seja o nosso senhor Jesus Cristo. Eu estava me sentido perdida, pois eu me encontro nesse estado. Mas Deus tem o poder de me transformar.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu cometário.
Que o Senhor abençoe sua vida grandemente.