sexta-feira, 29 de abril de 2011

O zelo pode matar um profeta (1° parte)

Estêvão foi o primeiro a morrer por amor a Cristo e Seu Evangelho. A palavra diz que Estevão cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo (Atos 6.8).
Como nos dias de hoje, levantaram-se alguns que eram da sinagoga contra Estêvão e disputavam com ele, ao ponto de subornarem falsas testemunhas para irem contra Estevão, pois os mesmos não o resistiam à sabedoria, e ao espírito com que falava, provavelmente suas palavras se tornaram insuportaveis aos ouvidos dos que eram zelosos da lei.


PAUSA para um ressalto (Cristo já havia morrido e ressuscitado assim a Graça e Nova Aliança já estava consumada, porém aqueles homens ainda viviam na Lei de Moisés, sendo visto que não aceitaram em Cristo como sendo o Messias prometido).

Sendo assim, a queixa dos mesmos era a seguinte: “Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei; porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu. (At. 6. 13b, 14).
Estevão não estava fazendo nada mais que, pregar a Graça e as Boas Novas de Cristo, assim como você faz. Estou certa disso? 

Então ele ao se “justificar” das acusações, começa a pregar novamente, mas inicia seu sermão falando de quando Deus falou com Abraão e Moisés, relembrando suas histórias, ate ai tudo bem J. Mas como o Evangelho bate de frente com a lei (Porque o Evangelho se resume no amor e é quase impossível viver a lei com amor porque ela ensina a aborrecer o seu inimigo e a retribui da mesmo forma ou seja, olho por olho e dente por dente), agora a coisa ferve quando ele diz: “E Salomão lhe edificou uma casa; mas o Altíssimo não habita em templos feito por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o Meu Trono e a terra o estrado dos Meus pés. Que casa me edificarei? Diz o Senhor: ou qual e o lugar do meu repouso? Porventura não fez a minha mão todas estas coisas? Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido: vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas; Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.”    

Pronto, estava decretada a morte de Estevão, porque ouvindo eles tudo isto, enfureceram-se em seus corações e rangeram os dentes contra ele. Estevão nesse exato momento eleva seus olhos ao céu e ver a glória de Deus é Jesus que estava à direita de Deus. E estes homens gritavam e tampando os seus ouvidos iam de contra Estêvão e o apedrejou.

Hoje muitos de nós nos colocamos como sendo do lado de Estevão, sendo aquele que prega a Cristo, porém amado irmão, muitos de nós tem na verdade estado do lado dos que apedrejam, pois tem se preocupado em zelar e guardar costumes humanos, doutrinas de homens e ainda existem alguns que guardam a Lei de Moisés, dizendo que estão servindo a Cristo, e se por acaso alguém se levanta assim como fez Estevão, para falar do Evangelho puro e sem prisões humanas, na verdade se levando contra esses irmãos e seus costumes doutrinários. Esses irmãos se tornam aqueles que matão, que perseguem em nome de Cristo, da fé e do zelo. Zelo a quer? As “coisas” de Deus? Ou a sua crença inabalada, que nem Cristo a muda mais?
Zelo a casa do Senhor que eles acham ser o templo físico? Zelo a um método ou estratégia humana, onde alguns ate dizem que sem ela não permanece mais? Zelo a objetos que dizem representar algo divino, arca, roupas sacerdotais etc? Zelo a um modelo a uma pratica?
Se ao menos fosse zelo ao Evangelho, não mataria tantos profetas de Cristo. Eu mesma, não a muito tempo, sai de um culto afirmando que não iria abrir mais minha boca para pregar. Imagine!!! Não podemos calar, eu não posso calar mesmo que isso custe minha vida o Evangelho Simples e Puro retornará aos corações de quem precisa.

Continua...

Elidiane Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu cometário.
Que o Senhor abençoe sua vida grandemente.