domingo, 10 de maio de 2015

Amor

1 Coríntios 13:4-7 
"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."


Hoje é o segundo domingo de maio onde se comemora o dia das mães, e é normal associar "amor" as mães. Ainda não senti na sua plenitude esse amor, pois ainda estou gerando um filho, mas já vi e ouvi história que demostram essa profundidade e dimensão.

Acredito com tudo, que não devemos comparar esse amor com o amor de Deus, o nosso Criador. Entretanto, creio que Ele nos permitiu sentir um pouco do Seu amor nos dando a graça e dom de gerarmos filhos. 

O dom e o sopro de vida vem Dele, e a nos cabe essa missão de criarmos com muito amor esse presente que Ele nos deu; tendo como missão maior ensinar a criança no caminho correto, observando os mandamentos e ensinamentos do Senhor, passando o conhecimento da ética, justiça e equidade e acima de tudo amor ao próximo.

Não me resta dizer mais nada, apenas Feliz Dia das Mães para todas as mães e pais que fazem esse papel e com a força do Senhor educa seus filhos sozinhos. Que o Senhor nos conceda sabedoria para sabermos criar nosso filhos no amor Dele. 

Um bom dia para todos!

domingo, 3 de maio de 2015

Coração Dobre


O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. (Tiago 1:8)


Foto do site Adf.ly

Existem coisas que não conseguimos admitir em nós mesmos, admitir uma falha então é algo muito difícil e o pior de tudo é que na maioria das vezes não conseguimos enxergar as nossas falhas pessoais, sendo mais fácil enxergar a do outro. Por esse motivo que Jesus nos faz uma pergunta: "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?" (Mateus 7:3).

Procurando o significado da palavra "dobre" achei as seguintes definições:

A palavra "dobre" é um adjetivo que tem sua origem na palavra latim duplu, tendo como significado: 1 Dobrado, duplicado, doble. 2 Que revela diferentes sentimentos, segundo o fim que mais lhe convém. 3 Fingido. sm 1 Repetição da mesma palavra ou fórmula em certos lugares de uma estrofe. 2 Ato de dobrar (os sinos). 3 Ato de cantar (o pássaro).

Entendo assim que ter um coração dobre é ter um coração inconstante, assim como afirma o versículo de Tiago "inconstante em todos os seus caminhos". 

Na busca do significado da palavra "inconstante" foi achado as seguintes definições:


A palavra inconstante é um adjetivo onde expressa que: pode ser alvo de mudança(s); Que pode sofrer variações; Que não se mantém permanente; Mutável ou variado; Comportamento inconstante; trabalho inconstante. 
Referente a uma pessoa que não consegue ser estável em seus comportamentos, sentimentos, opiniões e/ou atitudes; Diz-se de quem muda com frequência; Que não mostra fidelidade; Que se comporta levianamente. 

Cada palavra dessa expressa meu ser, me vejo em várias situações em que vivi e fui inconstante. E é essa realidade que o Senhor quer e tem mudado na minha vida e na daquele que reconhece essa debilidade e anseia por mudanças.

Nos versículos anteriores de Tiago, o 5, 6 e 7 nos fala sobre pedir sabedoria a Deus com fé, não duvidando, pois os que duvidam não receberão do Senhor qualquer coisa. É duro esse discurso, mas é verdadeiro.

Quando estava caminhando no processo de conhecer a Cristo, entendi que não tinha fé. Foi um período muito difícil, pois entendi que não agradava a Deus. Fui compreendendo que aquele que deseja se aproximar do Senhor deve crer que Ele existe, pois não podemos vê-Lho, só nos restando a fé, o crer. 

Nesse processo o Senhor foi me mostrando que meu coração era dobre e que eu não era constante em meus caminhos, me mostrou que não sabia tomar decisões e nem manter minhas opiniões. Para crescer em todas essas falhas passei por momentos complicados, principalmente com os irmãos da igreja, mas com tudo fui crescendo, aprendendo a ouvir a voz de Cristo e crer naquilo que Ele me falava e não o que os outros dizia que Ele falava sobre mim.

Minha fé foi firmada e estabelecida em Cristo e hoje se você me disser que a cor do blog é verde, porém Cristo me disser que é rosa, hoje pela fé e confiança Nele acreditarei no que Ele diz e não no que meus olhos podem ver, pois a Fé "é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem"(Hebreus 11:1)

Contudo, entendi que a fé e confiança em Cristo nos faz ter um coração mais constante, nos faz ser uma pessoa mais decidida e confiante. Confesso que não é fácil e que nesse processo de mudança de coração ainda me encontro em construção, mesmo hoje entendendo que para Deus nada é impossível, existe momentos que meu coração é dobre em algumas decisões da vida e as dúvidas e incertezas vem à porta. 

Sei que assim como eu, muitos dos leitores vivem ou já viveram essa situação de falta de fé e de ter um coração dobre e inconstante. Acredito que nos falta colocar em prática o ponto de entregar toda direção da vida nas mãos do Senhor, momentos difíceis parar para ouvi a Voz do Senhor e dar razão a Ele e não a nossos temores e incertezas, confiando sempre Nele, mesmo que Ele nos diga "Não".

Então, as palavras para nós essa semana são fé e confiança no SENHOR. 

Concluo entendendo que somos inconstantes, infiéis e mutáveis. Que dependemos da toda graça e misericórdia do Senhor para conseguirmos completar nossa jornada aqui. Buscar um só caminho é um dos nossos desafios diários. "Entregue o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e Ele tudo fará." (Salmo 37:5) 



REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia Sagrada: O velho e o novo testamento. São Paulo: Sociedade Brasileira do Brasil, 1969. Revista e Atualizada.


BIBLIAON. Mateus 7:1-52015. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2015.


BIBLIAONLINE. Versículos. 2015. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2015.


MICHAELIS. Palavra dobre. Uol.com. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2015.


------------MICHAELIS. Palavra inconstante. Uol.com. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2015.