quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A História dos Jovens Missionários Moravianos

Muito impactante para minha vida, não contive as lágrimas.

Os Moravianos foram os primeiros protestantes a colocar em prática a idéia de que a evangelizacão dos perdidos é dever de toda a igreja, e não somente de uma sociedade ou de alguns indivíduos.

Paul Pierson, missiólogo, escreveu: “Os Moravianos se envolveram com o mundo das missões como uma igreja, isto é, toda a igreja se tornou uma sociedade missionária”. Devido ao seu profundo envolvimento, esse pequeno grupo ofereceu mais da metade dos missionários Protestantes que deixaram a Europa em todo o século XVIII.

Devido os Moravianos terem sido pessoas sofredoras, podiam facilmente se identificar com aqueles que sofriam. Eles iam àqueles que eram rejeitados por outros. Dificilmente qualquer missionário seria mandado para a costa leste de Honduras ou Nicarágua. Essas partes da América Central eram inóspitas. Lá, contudo, estavam os Moravianos. Isso era característico da vocação missionária deles; eles se dirigiam a pessoas receptivas. Devido ao fato de os Moravianos crerem ser o Espírito Santo o “Missionário” primário, aconselhavam seus missionários a “procurarem as primícias, procurarem aquelas pessoas que o Espírito Santo já havia preparado, e trazer-lhes as boas novas”. Eles colocavam o crescimento do reino de Cristo acima de uma expansão denominacional. A obra missionária Moraviana era regada de oração. No ano de 1727, em Herrnhut na Alemanha , ocorreu um grande avivamento espiritual, os Moravianos começaram uma vigília de virada de relógio, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, trezentos e sessenta e cinco dias por ano. Nesse período o livro devocional conhecido como Lemas Diários, que ainda tem sido publicado pela Igreja Moraviana, era o devocional mais amplamente usado entre os cristãos europeus. O ministério Moraviano era fortemente regado por oração.

Os Dois Jovens Moravianos

Durante esse período dois jovens Moravianos, de 20 anos ouviram sobre uma ilha no Leste da Índia cujo dono era um britânico agricultor e ateu, este tinha tomado das florestas da África mais de 2000 pessoas e feito delas seus escravos, essas pessoas iriam viver e morrer sem nunca ouvirem falar de Cristo. 
Esses jovens fizeram contato com o dono da ilha e perguntaram se poderiam ir para lá como missionários, a resposta do dono foi imediata: “Nenhum pregador e nenhum clérigo chegaria a esta ilha para falar sobre esta coisa sem sentido". Então eles voltaram a orar e fizeram uma nova proposta: "E se fossemos a sua ilha como seus escravos para sempre?", o homem disse que aceitaria, mas não pagaria nem mesmo o transporte deles. Então os jovens usaram o valor de sua própria venda pelo custo de sua viagem.
No dia que estavam no porto se despedindo do grupo de oração e de suas famílias o choro de todos era intenso, pois sabiam que nunca mais veriam aqueles irmãos tão queridos, quando o navio tomou certa distância eles dois se abraçaram e gritaram, e suas últimas palavras ouvidas foram: "QUE O CORDEIRO QUE FOI IMOLADO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO". 

Canção "Que o Cordeiro Receba" 
Do Ministério Clamor pelas Nações cantada por Nívea Soares


Não resta muita coisa a si dizer depois de ler tudo isso. Só que sinto falta de ver e viver isso nos dias de hoje, a começar de mim.


Elidiane Serafim

Fonte de pesquisa: Site Siga o Mestre e Radicais Livres. 

20 comentários:

  1. Obrigada Jefferson, fique a vontade para ler e comentar. Podemos congregar assim também.
    Abraços! Fica na paz...

    ResponderExcluir
  2. A PAZ E A GRAÇA,CONHECI UM POUCO DOS MISSINARIOS MORAVIANOS ,ATRAVES DO MINISTERIO LIVRES PARA ADORAR NA MUSICA PRA QUE OUTROS POSSAM VIVER,FIQUEI ENCANTADA E HOJE QUIS SABER MAIS SOBRE ELES E CONSEGUIR ATRAVES DE TI,ESPERO QUE SE LEVANTE JOVENS COM ESTE MESMO DESEJO,Ñ SO JOVENS COMO TAMBEM A IGREJA DE CRISTO AQUI NA TERRA QUE ESTÃO MUITO ACOMODADA.MISERICORDIA MEU SENHOR!FICA NA PAZ ELIDIANE,ASS:CLEIDE REIS.

    ResponderExcluir
  3. Paz Cleide! Essa história realmente mexe conosco e nós faz desejar fazer muito mais que viver uma vida de um crente comum em busca do seus próprios interesses.
    Jesus te abençoe e que o desejo de levar o evangelho de Cristo, cresça a cada dia em seu coração.

    ResponderExcluir
  4. Eu também procurei por causa da mensagem do Livres para adorar!

    ResponderExcluir
  5. me chamo armando sou obreiro da igreja do evangelho quadrangular eu to totalmente constrangido com essa linda historia de amor ou próximo esse sim e o nosso chamado... eu te amo jesus,,,

    ResponderExcluir
  6. É mt gratificante qnd encontro na internet cristaos cm vc, que estão fartos de teologias fazias e sem bases biblicas..sou reformado e cm vc luto p q o evangelho puro e simples seja pregado..história linda é a dos moravianos, q Deus nos dê forças e nos permita dar a vida para que outros possam viver..Soli Deo Gloria!!

    ResponderExcluir
  7. Olá a paz de Deus que excede todo entendimento!Ótimo blog, é de suma importância as informações postadas aqui .. Deus lhe abençõe minha irmã!

    ResponderExcluir
  8. PAZ, sou da Igreja do evangelho completo de Deus em Moçambique-no sul da Africa.
    Interecei-me pelos missionario, um grande exemplo, uma riquesa amorosa pelo proximo e não só. QUE O CORDEIRO QUE FOI IMOLADO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO ATRAVEZ DE MIM.

    ResponderExcluir
  9. nós precisamod como igreja do salvador viver novamente esse amor,amar a ele simplesmente por que ele nos amou primeiro e nao por que ele pode nos dá uma vida próspera as pessoas estão morrendo e nós a igreja do salvador só estamos preocupados em partivipar de um mover.

    nos perdoe pai. nos perdoe é o que te peço

    ResponderExcluir
  10. que Deus possa nos dar um espirito pronto a se entregar como o desses dois jovens,e honrar aquele nos honrou sem merecermos

    ResponderExcluir
  11. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo, que tem levantado até nos dias de hoje Jovens para Ministrar o evangelho verdadeiro que é pregado desde o início da Igreja.

    E Deus abençoe você Elidiane.

    ResponderExcluir
  12. Elidiane quero parabeniza-la pelo BLOG maravilhoso..esse tipo de relatos me deixa feliz por saber que DEUS é tremendo..mais me faz refletir muito sobre mim,tenho orado a DEUS para que eu tenha pelo menos a metade da coragem que esses missionários tiveram em se preocupar com as almas das pessoas,a ponto de entregarem suas próprias vidas por amor.."Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á."MT.16:25
    não eram teólogos nem eram famosos,mais fizeram uma obra que será sempre lembrada,quando o assunto for EVANGELHO PURO E SIMPLES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Wilson, tenho refletido bastante nestes últimos dias sobre missões e como cumprir a grande comissão de Cristo, ja tenho trabalhado a algum tempo com este assunto mas só no brasil por enquanto(nordeste) mas ao ver sobre os moravianos me senti um verdadeiro inútil, eu sei que podemos fazer mais, Que o Senhor nos abençõe com mais coragem e intrepidez para ir tmb, GRAÇA E PAZ!

      Excluir
  13. irma elidiane nao ha conheço ,mas o espirito santo me tocou atravez desta historia o brigado por este blog pois mudou a minha concepçao sobre o que e servir a deus agora desejo dar a minha vida e meu sangue por amor a cristo deus te abençoe grandemente a sua vida e que a paz do senhor jesus esteja sobre sua vida ate avinda de cristo

    ResponderExcluir
  14. Obrigada queridos por abençoar a minha vida com os comentários de vocês. Também sinto exatamente isso que todos sentem e por isso quis compartilhar essa história, pois em meio a tantas notícias de pecados e fraudes entre aqueles que pregam a Cristo, precisamos pregar o Evangelho para que aqueles que ouvirem (lerem) crendo possam se converter.

    Que a graça do Senhor permaneça sobre cada um de vocês e os fortaleçam a cada dia. Ate a vinda de Cristo! (Amei isso que a Irmã Luidi falou :-)

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu comecei a ler sobre os Moravianos agora, na verdade comecei hoje, e cada coisa que leio me surpreende mais, homens preocupados com evangelho.

    Ah! Quero pedir um favor, você me indicaria alguns livro sobre os Moravianos, pesquisei na internet e nao achei muita coisa.

    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  16. Quando li sobre a história desses nobres missionários pela primeira vez fiquei realmente emocionado e entusiasmado. Verdadeiramente motivador ver como Deus age na vida daqueles que voluntariamente se entregam ao seu chamado.

    Parabéns Elidiane...Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  17. Cada vez q leio sobre esses jovens, meu coração queima cada vez mais, que o Espirito Santo possa nos usar naquilo que somos chamados, e que eu possa dizer: Eis-me aqui, envia-me a mim... marceloantoniodejesus@gmail.com Graça e paz

    ResponderExcluir
  18. DEUS sempre sabe quem é um chamado para o evangelho nas palavras do apostolo paulo que diz o meu viver é cristo e o morrer e´ganho , eles não só foram chamados mas escolhidos para levar o evangelho , muitos são chamados mas poucos escolhidos

    ResponderExcluir

Todas as mensagens que tiverem sem identificação não serão postadas, se desejar ter seu comentário postado por favor identifique-se. Falar o que pensa não é problema.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...